O Coletum é uma plataforma para coleta e sugestão de dados voltada para equipes de campo que pode ser utilizada por diversos segmentos nas plataformas Desktop, Tablet e Mobile.
PROCESSO
Análise do site e aplicativo
Teste de usabilidade com usuário para validar os pontos identificados com problema
Criar proposta de melhorias
Teste de usabilidade com os usuários da nova proposta
PROBLEMAS PARA RESOLVER
1 – CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Falta de sinalização (Feedback) quando um campo obrigatório deixa de ser preenchido.
2 – COMPARTILHAMENTO DE FORMULÁRIO
Dificuldade em obter o link para compartilhar o formulário criado.
3 – MENU AÇÕES
Quando abre o menu ações a opção “Excluir” fica oculta porque o chat de contato sobrepõe.
PROBLEMA 01 : CAMPOS OBRIGATÓRIOS.
Quando o usuário deixa de preencher um campo obrigatório e pula para o próximo o campo não preenchido não exibe nenhuma sinalização para o usuário até que ele termine de preencher todo o formulário e clique em enviar.
Ao clicar em enviar é retornado ao usuário uma mensagem simplesmente informando que há campos obrigatórios não preenchido.
Proposta para melhorar a experiência do usuário.
Quando não preencher um campo obrigatório imediatamente deverá ser exibido um alerta abaixo do campo, solicitando que o usuário o preencha.
Esse alerta vai fazer com que o usuário já preencha o campo antes de enviar, evitando que tenha que voltar e ficar procurando o campo que não foi preenchido.
PROBLEMA 2: OPÇÃO EXCLUIR FORMULÁRIO DE CONTATO.
Versão Mobile – Menu Ações
Podemos observar na imagem o lado que ao acessar o menu ações, algumas opções ficam ocultas pelo rodapé dificultando ou até mesmo impossibilitando que o usuário realize algumas ações como excluir um formulário.
Versão Desktop – Menu Ações
TESTE DE USABILIDADE COM USUÁRIO PARA VALIDAR O PROBLEMA IENTIFICADO.
Validar o problema identificado através de um teste de usabilidade com usuário.
Gravar um vídeo da tela do celular onde um usuário realiza uma ação solicitada, visando identificar o nível de dificuldade para executar uma ação.
Obter um link de compartilhamento do formulário que se encontra no do menu ações.
Solicitar que o usuário execute a função para comprovar a falha de usabilidade.
PROPOSTA PARA MELHORAR A USABILIDADE.
Quando o menu ações for selecionado o menu com as opções fique por cima da caixa de mensagens.
Ao lado o vídeo com a proposta apresentada e aprovada.
PROBLEMA 3: COMPARTILHAR O FORMULÁRIO APÓS A CRIAÇÃO.
Ao criar e salvar o formulário, não fica intuitivo como adquirir o link de compartilhamento.
No vídeo ao lado podemos ver que é preciso executar quatro passos para obter o link de compartilhamento.
Teste de usabilidade, validando com o usuário.
Assim como na proposta anterior, validei a usabilidade com usuário (Usuário diferente do primeiro teste), utilizando para esse teste de função a plataforma original.
A validação foi para confirmar que o usuário tem que demandar de um tempo até encontrar a função.
A entrevista foi apresentada para o usuário como uma simples validação de uma função.
Obter link para o formulário em menor quantidade de cliques.
Quanto menos cliques o usuário tiver que realizar para executar uma função melhor será a experiência.
A proposta é colocar a opção do link de compartilhamento direto no menu ações ou no menu lateral.
Também alterar a nomenclatura DE “link” como o que está atualmente. PARA “Compartilhar formulário”.